Vender Imóvel – FAQ’s

Vender Imóvel

Uma angariação e aberto é um acordo de venda de um imóvel, em que várias agências diferentes poderão promover a venda desse imóvel, com o propósito de encontrar um comprador para ele. A comissão de venda é paga apenas à agência que encontrar o comprador para o imóvel. A vantagem deste tipo de angariação é que o seu imóvel pode ser anunciado através de um espectro mais amplo de potenciais compradores, mas a desvantagem é que poderá não receber a mesma atenção do que estivesse a utilizar os serviços de apenas um agente.

O que é uma angariação exclusiva?

Com um acordo de exclusividade com uma agência, dará a apenas um agente o direito de vender o seu imóvel.

Este acordo dá ao agente o direito de receber uma comissão se o imóvel for vendido durante o período fixo do acordo, mesmo que a venda tenha sido feita por si ou por outro agente.

Um acordo de listagem exclusiva é usado mais frequentemente para a venda de imóveis residenciais.

Quanto tempo deverá demorar a venda da casa?”

Depois de a sua casa ter sido colocada no mercado, o período de tempo até que seja vendida depende de várias circunstâncias.portugal-real-estate 1 (17)

O fator mais importante é o valor que quer ganhar com a venda da propriedade; geralmente os leilões são a forma mais eficaz de a vender pelo melhor preço e no mais curto período de tempo.

Um leilão pode garantir-lhe uma venda rápida porque os compradores são obrigados a agir no próprio dia ou arriscam-se a perder o imóvel para outra pessoa.

Um agente imobiliário da Portugal Real Estate Homes pode dizer-lhe o número aproximado de dias que propriedades semelhantes à sua estiveram no mercado antes de serem vendidas.

Posso vender a minha casa sozinho?

Não é legalmente obrigatório recorrer a um agente imobiliário para vender a sua propriedade – pode optar por fazê-lo sozinho.portugal real estate

No entanto, existem várias razões que fazem com que as pessoas geralmente recorram ao serviço de um profissional para garantir o melhor preço.

Além dos óbvios conhecimentos especializados na comercialização, negociação e venda que um agente tem, muitos compradores preferem não lidar diretamente com o vendedor. Se os compradores sabem que não recorreu a um agente imobiliário, geralmente esperam que o preço de venda da casa seja mais baixo.

Na verdade, vender uma casa sozinho pode levar a muito trabalho e pressão, sem que no entanto consiga poupar dinheiro ou aumentar o preço final de venda.

Posso vender o meu imóvel enquanto ele está arrendado?

Poderá vender a sua casa enquanto ela está alugada, mas qualquer potencial comprador deve ser avisado de existe um contrato de arrendamento e que a propriedade não será vendida vazia.

O inquilino tem o direito de ocupar a casa até ao final do contrato de arrendamento, a não ser que ambas as partes negoceiem e concordem em rescindir o contrato existente.

Em alguns casos, o facto de o seu imóvel ter inquilinos de confiança pode vir a ser atrativo para os potenciais investidores.

Qual é o papel de um agente durante uma “casa aberta”?

A tarefa de um agente imobiliário durante as visitas a uma casa aberta é ouvir de perto e observar os participantes para avaliar o interesse do comprador e a sua motivação.

Ao iniciar uma conversa o agente pode saber mais sobre as circunstâncias e as necessidades específicas de um potencial comprador. Isto ajuda o agente a falar sobre os aspetos do imóvel que possam ser relevantes para o comprador.

Permite também que os compradores possam ver a propriedade sem pressão e falar sobre ela com alguém que tenham trazido consigo. Um bom agente imobiliário estará consciente deste facto e apenas iniciará uma conversa no momento mais adequado.

Porque é importante desimpedir uma “casa aberta”?”

Deverá retirar artigos pessoais tanto quanto possível antes de uma casa aberta, ajudando a que o comprador se imagine a viver no imóvel.

Por vezes a primeira impressão persiste e um número excessivo de objetos pessoais pode fazer com que a casa pareça mais pequena, mais escura e menos arejada do que realmente é.

As casas modernas e os gostos em termos de decoração também tendem para uma disposição mais dispersa dos móveis e objetos; demasiada confusão pode fazer com que os compradores sintam que poderá ser difícil encontrar espaço para arrumação.

Porque não devo estar presente durante uma “casa aberta”?

Fazer com que um comprador se imagine a viver na propriedade – aquilo a que por vezes se chama ‘a mudança mental’ – é uma das formas mais eficazes de criar um interesse significativo.

Para que isto seja alcançado, é essencial que o comprador se sinta descontraído e sem pressa. Os compradores não querem invadir o espaço do atual proprietário, pelo que a sua presença poderá por vezes ser um fator de dissuasão para que fiquem mais tempo e continuem a analisar cuidadosamente o imóvel.

Pagarei uma comissão se vender o imóvel pelos meus próprios meios?

Se vender a sua propriedade sozinho, o pagamento de uma comissão ao agente imobiliário depende apenas do acordo que assinaram.

Em alguns casos poderá ter de pagar uma comissão se, por exemplo, for provável que as atividades promocionais realizadas pelo agente fizeram com que o comprador tivesse conhecimento de que o imóvel estava no mercado.

Deverá conversar sobre o seu agente imobiliário sobre este assunto ou, em alternativa, mostrar uma cópia do contrato ao seu advogado para que este o possa aconselhar.

O que significa ‘sobrecapitalizado’?

O termo ‘sobrecapitalizada’ refere-se a uma situação em que gastou mais dinheiro no seu imóvel do que aquele que receberá com a venda.

Embora seja provável que qualquer obra que tenha feito – tal como arranjo do jardim ou obras no interior – aumente o valor da propriedade, não há garantia de que o valor total gasto nestes melhoramentos se reflita no eventual preço de venda.

Estamos prontos para colaborar já na Compra ou Venda do seu imóvel.
+