Trata o próprio

Trata o próprio


Razoes-para-usar-um-imobiliario para vender casa ou imovel

Trata o Próprio 

Pode ser descrito como um proprietário que tenta vender o seu imóvel sem a representação de um agente imobiliário.trata o proprio

Há muitas razões para que os proprietários tentem vender as suas casas por si próprios. As mais populares razões para tal, prendem-se com o facto de os proprietários quererem poupar o dinheiro que seria gasto nas comissões da imobiliária ou mesmo com o facto de sentirem que não precisam do agente imobiliário para concretizarem a venda. Independentemente da razão. De acordo com a Nacional Association of Realtors, menos do que 10% dos proprietários consegue vender sozinhos.

Há muitas razões para que os proprietários falhem e não consigam vender. Seja por causa de não saberem definir o correto preço de venda ou seja por não saberem selecionar os potenciais compradores, é importante, se decidir vender a sua casa sozinho, saber quais as maiores razões para que possa falhar na venda.

Conhecendo as maiores razões que levam os próprios a falharem, poderá aumentar as hipóteses de ser sucedido, vendendo a sua casa sozinho. Abaixo encontrará as maiores razões pelas quais os próprios falham na venda.

Os proprietários não sabem como preparar a sua casa para a venda

Preparar corretamente a casa, trás grande sucesso à sua venda, seja esta feita pelo proprietário ou não. Uma das mais comuns razões para que os proprietários falhem nas suas vendas é o facto de não terem ideia de como deverão preparar a sua casa para a venda.

Colocar a casa à venda antes dela estar pronta para isso, pode prejudicar as oportunidades de venda. É muito importante, se está a pensar colocar a sua casa à venda sem a ajuda de um profissional, não a colocar no mercado de venda antes que esteja preparada para tal.

Há muitas dicas para a preparação da casa que podem ser tidas em conta pelos proprietários. Algumas das tarefas mais importantes que devem ser feitas pelos proprietários antes de colocarem a casa à venda incluem:

  • Organização do espaço
  • Pinturas renovadas
  • Limpeza profissional de carpetes e chão
  • Completar algumas reparações inacabadas
  • Substituir luminárias obsoletas
  • Ter a certeza de que o espaço tem um bom aspeto

Todas as dicas para a preparação da casa podem aumentar exponencialmente as oportunidades da venda ser bem-sucedida. Mas não se esqueça, no que toca à venda da casa, há apenas uma oportunidade de causar uma boa primeira impressão, por isso não ponha em causa a venda do imóvel.

Os proprietários não sabem como selecionar potenciais compradores

Os agentes imobiliários de topo têm formação especializada para saberem como selecionar os potenciais compradores para um imóvel. Uma das maiores razões para que os proprietários falhem é por não saberem quais as perguntas que devem fazer para selecionar os potenciais compradores.

Os proprietários, muitas vezes, perdem muitas horas, passeando compradores desinteressados pelas suas casas, porque simplesmente não sabem como testar se estão realmente interessados ou se podem efetivamente comprar a casa. Muitos proprietários não sabem distinguir o que são compradores qualificados. É importante, se planear vender a sua casa por si próprio, saber como é feita a qualificação de compradores, mas também como saber se os potenciais compradores têm capacidade para adquirir o imóvel em questão.

Uma grande ajuda para qualquer proprietário é ter uma ligação com um agente de crédito hipotecário. Se potenciais clientes compradores questionarem acerca da venda da sua casa, uma das questões que primeiramente deve ser colocada é acerca da capacidade financeira do cliente e a possibilidade de aquisição de crédito. Caso os clientes não tenham ainda nenhuma qualificação financeira, deverão consultar a sua agência bancária para verificar essas questões.

Os proprietários não estão preparados para as visitas ao imóvel

Muitos proprietários acreditam que os agentes imobiliários ganham muito dinheiro e têm de trabalhar muito poucas horas por dia. Este é um dos maiores mitos criados em torno dos agentes imobiliários. Na verdade, os agentes imobiliários gastam a maior parte do seu tempo e disponibilidade diária lidando com questões acerca dos seus imóveis angariados e coordenando visitas para estes.

Uma das maiores razões para as quais os proprietários falhem na mediação, prende-se com o facto de não terem tempo ou disponibilidade para responder a questões sobre o seu imóvel ou potenciais visitas. Os compradores precisam de repostas rápidas às suas dúvidas se não irão direcionar a sua atenção para outro imóvel.

Muitos proprietários não são capazes de dar resposta a todos os pedidos de informação e visitas ao móvel. Seja por terem um emprego a tempo inteiro ou apenas por não serem muito bons a responder a chamadas telefónicas ou emails, não tendo disponibilidade para responder, são algumas das razões para que as vendas não se concretizem.

Os proprietários não conseguem mostrar o imóvel sem causar pressão

Muitos proprietários acreditam que os agentes imobiliários ganham muito dinheiro e têm de trabalhar muito poucas horas por dia. Este é um dos maiores mitos criados em torno dos agentes imobiliários. Na verdade, os agentes imobiliários gastam a maior parte do seu tempo e disponibilidade diária lidando com questões acerca dos seus imóveis angariados e coordenando.

Sem dúvida, uma das maiores razões para que os proprietários possam não ser bem-sucedidos no imobiliário tem a ver com o facto de não darem espaço para visitarem a sua casa. Muitos compradores não respondem positivamente à pressão colocada pelos proprietários quando visitam uma casa.

É sugerido, caso tentem vender a casa sem a ajuda de um profissional, que seja dado espaço de visita ao potencial comprador. Vai uma longa distância entre o potencial comprador ver a sua casa como um lar, ou apenas como uma casa que está à venda. Dar espaço ao potencial comprador, permite-lhe poder falar abertamente sobre a propriedade não se preocupando em ferir os sentimentos do proprietário.

Os proprietários não estão dispostos a pagar a comissão aos agentes imobiliários

Outra razão comum para que os proprietários não tenham muito sucesso prende-se com o facto de estes não quererem pagar comissões de venda dos imóveis. Um proprietário pode estar disponível a pagar uma a comissão à imobiliária ou até a um representante do imóvel, o que é uma boa ideia, mas os proprietários que não estão dispostos a isso, estão a reduzir drasticamente as hipóteses de venda da sua casa.

A maior parte dos compradores precisa de um agente imobiliário quando estão a comprar uma casa. Um proprietário que não pretenda pagar uma comissão, estará a reduzir significativamente o número de potenciais compradores, por esse motivo.

Se está a pensar vender a sua casa sem a ajuda de um profissional, o que não é aconselhável, deverá considerar a hipótese de contratar um agente da compra, para o ajudar.

Proprietários não sabem como negociar as ofertas dos potenciais compradores

Apesar da formação necessária para se tornar agente imobiliário não ser demasiadamente difícil, há muita informação e muita aprendizagem feita aquando da formação do agente. Uma das aprendizagens mais importantes durante o processo de formação do agente remete-se à negociação e gestão dos contactos. As negociações podem ser bastante desconcertantes e tornam-se uma das principais razões para as falhas dos proprietários.

Os proprietários que não têm uma forte capacidade de compreensão de uma negociação podem não saber com o que estão a concordar, mas também existe a possibilidade de não saberem como negociar partes específicas do contrato. Os contratos imobiliários são descritos com inúmeras cláusulas e contingências contratuais tais como hipotecas e inspeções.

Se pensa vender a sua casa sozinho, é importante saber que o contrato envolve mais do que o simples preço de venda do imóvel que o comprador oferece. Certamente que o preço proposto é importante, mas de verdade o contrato tem muitas contingências que não devem de todo ser ignoradas.

As casas à venda pelos próprios são desprovidas de orientação

Uma das maiores razões para as falhas entre os proprietários são o facto de estes não conseguirem dar às suas casas a suficiente exposição em termos de clientes compradores. Há certamente muitos sites em que os proprietários poderão colocar as suas casas à venda, no entanto, também haverá muitos sites aos quais os proprietários não terão acesso para venderem a sua casa.

Um agente imobiliário de topo deverá ser capaz de divulgar de diferentes formas os seus imóveis. Seja por divulgação online ou localmente, nos classificados do jornal, os agentes imobiliários têm as ferramentas necessárias para tratarem da divulgação que os proprietários não têm. O uso das melhores ferramentas tecnológicas e um exaustivo plano de marketing, são apenas alguns dos motivos pelos quais os proprietários devem confiar a um agente imobiliário a venda da sua casa.

Um proprietário não define corretamente o preço de venda

Conhecer os preços corretos de venda dos imóveis no mercado requer prática e experiência. Uma das maiores razões para que os proprietários não consigam vender é porque definem incorretamente o preço de venda. Há muitos fatores a considerar na escolha do preço de uma imóvel para venda, muitos dos quais não são tidos em conta pelos proprietários.

É muito comum que os proprietários peçam um preço muito alto, o que pode diminuir significativamente as hipóteses de venda da casa. Se decidir partir para a venda da sua casa sem um agente, deve considerar fazer uma apreciação global da sua casa. Uma avaliação geral poderá ajudar a decidir se o preço anunciado para venda está de acordo com o valor estimado da casa, no mercado atual.

Os proprietários não sabem garantir o fecho do negócio

Uma vez que uma proposta de compra for aceite, com a ajuda de um agente imobiliário, há muitas questões a serem tratadas antes de fechar efetivamente o negócio. Outra razão comum para que os proprietários não consigam vender tem a ver com o facto de não saberem o que fazer depois de aceitarem a proposta e se perderem em burocracias.

Há tempos específicos que devem ser cumpridos, bem como tarefas específicas que devem ser completadas pelas diferentes partes. Muitas vezes os proprietários não sabem o que precisa de ser feito ou quando e como as tarefas devem ser completadas.

Se decidir vender a sua casa como proprietário, algumas das tarefas que precisam de ser feitas incluem:

  • Aprovação financeira para a compra
  • Completar visitas e avaliações no tempo atribuído
  • Aprovação de contratos imobiliários
  • Levantamento de documentação necessária
  • Revisão de contrato provisório
  • Marcação de escritura

Considerações finais:

Antes de decidir colocar a sua casa à venda, lembre-se que as possibilidades de ter sucesso são menos do que 10%. Se decidir ainda assim correr esse risco, tenha a certeza de que está consciente de quais as maiores razões para que possa não ter sucesso na venda. Os proprietários que não percebem os mais comuns problemas terão mais dificuldades em ter sucesso na venda.

Estamos prontos para colaborar já na Compra ou Venda do seu imóvel.
+