Menu Close

Comprar uma Casa num Mercado de Vendedores

Comprar uma Casa num Mercado de Vendedores

Em vários locais do país este é, definitivamente, um mercado de vendedores. A lista de casas para vender é pequena, as taxas de juro estão abaixo dos 4% e existem muitos compradores à procura de uma casa. Por isso, será que vai conseguir encontrar a casa dos seus sonhos tendo a concorrência de tantos compradores?

Se deseja comprar, a sua prioridade deve ser estar informado sobre as novas propriedades à venda.

Agent-w-buyersQuando encontrar uma casa de que goste certifique-se de que age rapidamente. Tenha o seu agente imobiliário a mostrar-lhe a casa e não queira esperar pela data em que se realiza o “Dia de Casa Aberta”! Muitas casas recebem ofertas logo nas primeiras semanas em que estão no mercado; por isso, se estiver interessado na casa, é importante que combine rapidamente uma visita. Se esperar demasiado, a casa pode ser vendida a outra pessoa.

Depois de ter encontrado uma casa de que gosta é altura de fazer uma oferta. O seu agente imobiliário deverá fazer uma análise comparativa de mercado relativamente a casas vendidas recentemente na zona e que tenham um tamanho semelhante. Isto ajudá-lo-á a determinar se o preço pedido está acima ou abaixo da avaliação feita. Depois de ter chegado a um valor com que se sinta confortável, faça a sua proposta ao vendedor e espere que tudo corra pelo melhor!

Se estiver numa situação em que existam várias ofertas, talvez queira fazer uma abordagem diferente. Se aquela é mesmo a casa que quer, considere a hipótese de fazer uma cláusula de reajuste. Em vez de dizer um preço pelo qual estaria interessado em comprar, diga ao vendedor que está disposto a pagar mais 2.000 a 3.000 euros do que a maior oferta e quer ter o direito a ter a última palavra.

Um vendedor não se vai opor a conseguir mais dinheiro com a venda da casa e se a oferta mais elevada for exagerada, poderá sempre desistir dessa propriedade, sabendo que ela não vale o valor que é pedido. Mas desta forma terá paz de espírito, sabendo que não pagou milhares de euros a mais.

Mesmo que vendedor aceite a sua oferta, a casa ainda não é sua. É fundamental que peça uma inspeção à casa para tentar descobrir alguns problemas de que não esteja consciente, como por exemplo problemas nos alicerces, bolor, infiltrações no telhado e outros problemas que possam levar a grandes reparações.

Poderá usar essa inspeção como uma forma de ganhar equilíbrio nas negociações, pedindo a reparação de alguns pontos ou solicitando descontos que possam compensar as reparações que têm de ser feitas. Se o vendedor se recusar a negociar, este poderá ser um argumento para que possa desistir da compra com uma razão válida.

A compra da sua casa também estará condicionada pela avaliação e pelo facto de o seu empréstimo ser ou não aprovado. O processo de aprovação do empréstimo pode ser demorado e frustrante, mas depois de ter ultrapassado as negociações com o banco estará mais perto de ter a sua casa! Mas até lá, prepare-se para a verdadeira montanha russa emocional que é comprar uma casa.