Portugal Real Estate Homes

Agência Imobiliária Português

Um Guia Simples para Comprar a Sua Primeira Casa

Um Guia Simples para Comprar a Sua Primeira Casa

Com a crise que a economia sofreu, a experiência de comprar a sua primeira casa parecer ter passado de um investimento inteligente e cheio de esperança no futuro para um risco financeiro assustador e perigoso. No entanto, não tem de ser assim! Com algumas decisões inteligentes e um pouco de conhecimento sobre o mundo do imobiliário, comprar uma casa ainda pode ser um bom investimento.

Comprar uma casa é um processo e, tal como em qualquer outra viagem, existem certos passos que pode dar para garantir que atinge o seu objetivo de forma segura e bem-sucedida.

Financiamento

O primeiro passo relativamente à compra da sua primeira casa é perceber qual é o seu orçamento. Um dos erros maiores e mais comuns cometidos por quem compra casa pela primeira vez é adquirir uma casa que está para além das suas possibilidades. Embora lhe possa parecer que comprar aquela casa com quatro quartos compense o facto de ter de “esticar” o seu rendimento mensal, a verdade é que isso levará a uma grande despesa inesperada, que poderá causar uma avalanche financeira que pode arruinar o seu crédito e custar-lhe a sua casa.casa-propia

Antes de começar verdadeiramente a procurar casas, deverá encontrar e reunir-se com quem lhe vai emprestar o dinheiro. O credor vai ajudá-lo a perceber qual é o seu orçamento, incluindo os valores necessários para adiantamentos, entradas e para pagar os custos da escritura. Se for elegível, existem alguns programas governamentais que podem ajudá-lo a adquirir a sua primeira casa com taxas de juro mais baixas.

Encontrar a Casa dos Seus Sonhos

Depois de ter as suas finanças em ordem e de ter estabelecido um orçamento, começa a diversão! Antes de começar a procurar casas, pense e decida quais as características que a sua nova casa deve ter. Em qualquer zona existem centenas de casas no mercado; por isso, saber o que quer ajudará a reduzir consideravelmente a sua lista.

A próxima decisão que terá de tomar diz respeito à localização. Se tem filhos, deverá querer verificar as escolas na área de qualquer casa que lhe interesse, bem como as taxas de criminalidade existentes nessa zona. Além disso, descubra se determinadas zonas são propícias à ocorrência de desastres naturais, especialmente cheias. Uma casa num leito de cheias poderá parecer um bom negócio até descobrir qual o preço de fazer um seguro para ela.

Depois de ter determinado os critérios e a localização para a sua nova casa, é altura de obter ajuda profissional. Um bom agente imobiliário será uma grande mais-valia quando procura uma nova casa. Pergunte aos seus familiares e amigos se conhecem alguém que lhe possam recomendar. Depois de ter determinado o que procura numa casa, o seu agente imobiliário será capaz de selecionar casas específicas que sejam adequadas para si e para a sua família.

Comprar a sua primeira casa pode ser uma perspetiva assustadora, mas poderá ter inúmeras vantagens. Porquê desperdiçar dinheiro a pagar uma renda todos os meses quando pode obter um empréstimo com uma prestação semelhante (ou mais baixa) que servirá para pagar a sua casa própria?