Portugal Real Estate Homes

Agência Imobiliária Português

Quer vender a sua casa?

Quer vender a sua casa?

Aqui estão algumas dicas para que a sua casa seja rapidamente vendida

Vender a sua casa demora mais tempo do que prepará-la para a venda. Também terá de estar preparado para isso. Para conseguir que a venda seja bem-sucedida terá de compreender primeiro o processo de venda e ter expetativas realistas.

compra imovel portugal real estate homesAo vender a sua casa é importante que o processo não seja emocional. É verdade que a casa foi um lugar especial para si e para a sua família e que está emocionalmente ligado a ela. Mas os potenciais compradores não estão a olhar para a sua casa de uma forma sentimental. A partir do momento em que decide vender a sua casa, esta passa a ser apenas uma transação comercial e terá de afastar todas as emoções do processo de venda.

Ao vender uma casa, a primeira coisa a fazer, e que é também a mais importante, é atribuir-lhe um preço adequado. Se a sua casa não tiver um preço competitivo provavelmente não será vendida. Na verdade, quando um vendedor decide colocar um preço demasiado alto na sua casa, está a fazer com que os outros imóveis da zona, que possuem preços competitivos, pareçam negócios melhores. Assim, deverá atribuir à sua casa um preço que corresponda ao real valor de mercado e não ao que pensa que ela vale.

Para o fazer, pesquise por outros imóveis na zona, especialmente pelos que tenham sido vendidos nos últimos seis meses. Certifique-se de comparar corretamente a sua casa a outras casas semelhantes: ou seja, casas que sejam parecidas em termos de estilo, área, número de quartos, etc.

Obviamente que pode poupar algum trabalho se pedir uma avaliação. Ou pode pedir ao seu agente imobiliário, que encontrará rapidamente uma lista de casas comparáveis e que tenham sido recentemente vendidas. Finalmente, defina um preço que esteja um pouco abaixo de um número redondo. Por exemplo, em vez de pedir 200 000 euros pela sua casa, opte por 199 0000.

Alguém disse uma vez: “se um carro sujo se vende por 200€, um carro limpo vende-se por 250€”. O mesmo se aplica às casas. Os compradores são atraídos por casas limpas que sejam também espaçosas e atraentes. Ilumine as divisões e arrume tudo. Limpe a sua casa de cima a baixo. Não ignore uma zona por pensar que os compradores não vão reparar – a verdade é que vão reparar.

O aspeto exterior é uma excelente forma de atrair potenciais compradores. Certifique-se de que o jardim está com bom aspeto. Gaste algum tempo a podar as árvores e os arbustos, retire as ervas daninhas dos canteiros de flores, plante flores novas e retire o lixo e outros detritos do quintal.

Poderá também verificar se a pintura da sua casa parece estar fresca e limpa. Certifique-se de que as paredes não estão rachadas ou com a tinta descascada. Se for necessário, pinte o interior e o exterior da sua casa.

Limpe a entrada principal da casa e faça com que esta fique acolhedora. Veja se não tem janelas partidas ou outros estragos causados pelo clima. O telhado deve estar em boas condições. Dentro de casa todos os pisos devem estar limpos e encerados e as alcatifas devem ter sido lavadas e aspiradas.