Portugal Real Estate Homes

Agência Imobiliária Português

O que ter em Conta ao Vender Imóveis

Algumas Coisas a Ter em Conta ao Vender Imóveis

Muitas pessoas vendem imóveis em determinada altura da vida e às vezes mais do que uma vez. Embora a venda de imóveis seja algo comum, muito poucas pessoas são vendedores informados. Eu já vendi imóveis várias vezes e aprendi em cada venda. Espero que algumas das coisas que aprendi, e que vou partilhar, possam ajudá-lo com a sua venda.

Portugal Real Estate Investments Douro (29)A forma mais comum de vender imóveis é tentar vender a pronto. Isto acontece quando recebe o valor total da venda do imóvel na escritura. Esta talvez seja a forma ideal para a maioria dos vendedores, mas por vezes pode não ser uma opção viável. Por exemplo, se o valor da sua propriedade baixou por qualquer razão, não conseguirá vender o imóvel pelo preço que pretende obter. Existem outras boas opções disponíveis, tal como vender através de um contrato fiduciário.

A minha forma preferida de vender imóveis é esta. Talvez já tenha ouvido falar destes contratos, também chamados “financiamento pelo vendedor” ou “alugar para possuir”, ou algo parecido. Se precisa de ter o total do valor do imóvel imediatamente esta não é uma opção para si. Se está disposto a receber um pré-pagamento e a financiar a compra, geralmente acabará por ganhar muito mais dinheiro a longo prazo. Muitas vezes poderá conseguir vender o seu imóvel por um preço mais elevado e também poderá ganhar juros com o dinheiro que lhe devem. Quando se vende um imóvel desta forma, muitas vezes os impostos, seguros e reparações ficam a cargo do comprador. Se por algum motivo o comprador romper o contrato, também recuperará a casa, bem como todo o dinheiro que já foi pago. Se ainda não conseguiu vender o seu imóvel pela quantia desejada, talvez queira experimentar uma terceira opção, que é o aluguer.

Tal como qualquer outro mercado, o mercado imobiliário também tem os seus altos e baixos. Se, tal como aconteceu a várias pessoas em 2009, for apanhado por estas flutuações, e tiver de pagar pela sua casa mais dinheiro do que ela vale, talvez valha a pena pensar em alugá-la. Alugar não é difícil e quanto mais vezes o fizer, mais fácil se tornará. Se tiver dificuldade em começar, os advogados, corretores imobiliários e as empresas de gestão de propriedades terão todo o gosto em ajudá-lo. Se conseguir alugar o seu imóvel durante algum tempo talvez consiga evitar perdê-lo. Alugar permite-lhe manter o imóvel e esperar que o mercado recupere; se tudo correr bem até poderá ganhar algum dinheiro nesse espaço de tempo. Mesmo que no final do ano tenha as contas equilibradas provavelmente já ganhou alguma coisa. Se tiver inquilinos que paguem a sua prestação, poderá parecer que não está a ganhar dinheiro, mas essa verba acabará por reverter para si. Além disso, alugar tem benefícios fiscais que podem estar a ser negligenciados e talvez queira conversar com um contabilista para ter alguns conselhos úteis sobre o assunto.

Assim, quando pensar em vender, lembre-se de que existem várias opções. A beleza do imobiliário é que tem tantas opções, que certamente encontrará uma que seja boa para si. Não crie limites e não se contente com menos do que deseja. Se for criativo e tomar as devidas medidas, ficará muito melhor a longo prazo.