Portugal Real Estate Homes

Agência Imobiliária Português

O que precisa de saber antes de vender uma casa

O que precisa de saber antes de vender uma casa

Vai colocar a sua casa no mercado? Em caso afirmativo, tem muito para fazer. Não terá apenas de preparar a sua casa para venda, terá também de preparar-se.PortugalRealEstateHomes (40)

Antes de mais, é importante não deixar que os seus sentimentos interfiram com a venda da casa. Nem sempre é fácil, porque esta traz muitas memórias familiares especiais. No entanto os compradores serão muito mais objetivos. Pode parecer cruel, mas eles não se preocupam com memórias. Lembre-se que vender uma casa é um negócio e não deve deixar-se levar pelas emoções.

Uma casa limpa é um ponto importante para que a possa vender. Os vendedores de automóveis aprenderam há muito tempo que podem atribuir um preço mais alto se o carro estiver bem limpo e polido. A mesma regra é aplicável à sua casa. Faça uma limpeza completa e certifique-se que não se esquece de nenhuma divisão. Talvez pense que ninguém vai desejar ir à cave, mas os compradores vão!

O exterior da sua casa também precisa de ser embelezado. Os arbustos e as plantas devem ser aparados e o seu relvado deve estar limpo e cortado. Retire as ervas daninhas dos canteiros de flores e plante mais algumas plantas para dar um pouco mais de cor.

Se as paredes tiverem rachas ou se a tinta estiver a descascada, faça uma reparação. De facto, não será má ideia pintar toda a casa se for necessário. E quando estiver a pintar, opte por cores brilhantes e neutras para o interior da casa.

Os potenciais compradores vão chegar até à entrada da sua casa, por isso certifique-se de que essa zona está arrumada, limpa e acolhedora. Não podem existir janelas partidas ou tiras de calafetagem estragadas. As janelas devem ter sido lavadas. Se o teto tem humidade ou manchas, o melhor será limpá-lo bem. Todos os soalhos interiores devem estar limpos. As madeiras e mosaicos devem ser escovados e encerados e as alcatifas devem estar lavadas e aspiradas. A casa deve ter um odor de limpeza e frescura.

Vamos falar um pouco sobre o preço da sua casa. Obviamente que desejará ganhar o máximo que puder, mas se o preço não for competitivo poderá não conseguir vender o seu imóvel. Na verdade, ao sobrevalorizar a sua casa fará com que todas as outras pareçam pechinchas. Seja realista e determine qual o valor da sua casa no mercado, e não na sua cabeça.

Peça ao seu agente imobiliário para fazer uma lista com casas semelhantes na vizinhança que tenham sido vendidas recentemente. Procure casas que tenham o mesmo tamanho, a mesma área total e o mesmo número de quartos e casas de banho, etc. O comprador fará uma avaliação da casa, por isso será bom saber antecipadamente qual o valor de mercado. É fácil deixar-se levar pelas emoções quando atribui um preço ao seu imóvel, mas não se esqueça que as pessoas não estão interessadas em pagar mais por uma casa do que ela realmente vale.

Quando os potenciais compradores perceberem que tratou bem da sua casa durante vários anos, estará muito mais perto de conseguir concretizar a venda!