Portugal Real Estate Homes

Agência Imobiliária Português

O drama das vendas de imóveis

O Drama das Vendas de Imóveis

Se nunca trabalhou numa agência imobiliária, então não sabe o drama que acontece por lá. Há mais de vinte anos que trabalho numa. Durante este período de tempo vendi centenas de casas, ganhei milhões em comissões e por várias vezes pensei em desistir. Mesmo com todo este dinheiro em jogo, por vezes o drama não compensa!compra imovel portugal real estate homes

Acima de tudo, tem de perceber que quase todos os agentes na empresa trabalham com base em comissões. O que é que isso significa? Significa que todos os dias tentamos ter a hipótese de vender uma casa. Quando vendemos uma ganhamos uma percentagem sobre essa venda. De outra forma, muitos de nós teriam um salário baixo. Claro que recebemos alguma coisa, mas a maior parte do nosso dinheiro é conseguido através da venda de casas. Mesmo que só quiséssemos receber um salário, acabaríamos por perder o emprego se não vendêssemos o suficiente. Mas voltarei a isso mais tarde.

As comissões. Podem ser terríveis. Viram os agentes uns contra os outros e criam um ambiente de comportamentos ambíguos. Já ouvi corretores mentirem a clientes e dizerem que outro agente não está no escritório, quando ele está mesmo ali ao lado! Assim, o corretor que atende a chamada pode conseguir uma casa lucrativa que deveria ser vendida por outro colega. É como se lhe estivesse a roubar o ordenado. Acha que isto só acontece na televisão? Está bem. Meu caro, eu já vi situações destas acontecerem pelo menos uma vez por mês. Não é mentira. Já vi agentes boicotarem as visitas de outros agentes só para que os colegas não consigam a venda. Houve um tipo que soltou um grupo de esquilos durante uma visita a uma casa, fazendo com que outro agente fosse despedido! Isto é concorrência feroz.

Existe também um diretor geral, que é geralmente o agente que manda, que anda sempre atrás de si a tentar fazer com que venda o máximo que for possível. É que ele também recebe uma percentagem de todas as vendas. Parece ser normal, mas geralmente isso significa que ele também está sob pressão. Geralmente tenho expetativas de vender uma casa por mês. E existiram algumas vezes em que não consegui atingir esse objetivo. Em todas essas ocasiões fui chamado ao gabinete do diretor e fui informado de que deveria corrigir os meus erros ou seria despedido. Consegue imaginar o que senti? Eu estava uma pilha de nervos! E isso só me levou a cometer mais erros. Consegui sempre recuperar, mas também tive sempre um ataque cardíaco.

Hoje em dia eu sou o gerente e tento ser mais brando com os meus agentes. Faço-o criando diferentes “departamentos” pelos quais os meus agentes são responsáveis. Se eles forem pouco experientes trabalham com parceiros. Não quero que estejam a competir. Vendemos mais casas quando não há pressão. Os meus agentes não podem roubar clientes a outros e se eles não venderem não me volto contra eles, a não ser que o corretor seja preguiçoso, o que só me aconteceu uma vez. Tenho orgulho na empresa que possuo, mas existiu muito drama para chegar até aqui.