Portugal Real Estate Homes

Agência Imobiliária Português

Na venda de uma casa não há lugar para emoções

Na venda de uma casa não há lugar para emoções

Quando estiver a preparar a sua casa para coloca-la à venda, não é só da sua casa que terá de tratar. Também precisará verificar as suas próprias emoções. Aqui estão algumas boas razões para se desligar emocionalmente quando tiver a sua casa à venda.compra imovel portugal real estate homes

Envolver-se emocionalmente é compreensível no que toca à venda de uma casa. Apesar de tudo, a casa terá sido sua por muitos anos e terá guardado nega muitas boas memórias. Certamente que nela festejou muitos aniversários, deu muitas festas e conviveu com os amigos. E agora que os filhos cresceram e se mudaram precisa de algo mais pequeno.

Mas é preciso que se lembre que os potenciais compradores não irão olhar para a casa da mesma forma. Por muito duro que seja, você precisa de seu um pouco realista e ver as coisas como elas realmente são. Pense em como a sua casa poderá acolher uma outra família no futuro, não nas memórias do passado que tem dela. Isto será ainda mais importante no momento de escolher o preço de venda.

O preço escolhido deve ser escolhido com base na comparação da sua casa com outras semelhantes na mesma área, que tenham sido vendidas nos últimos seis meses. Uma casa de referência deve ter aproximadamente o mesmo tamanho, a mesma área de terreno e o mesmo número de quartos ou casas de banho.

Se elevar demasiado o preço da sua casa, há muitas chances de que ela permaneça por muitos meses no mercado sem ser vendida. Eventualmente terá de baixar o preço. Quando se define um preço de venda muito alto, está a tornar mais competitivas as outras casas em volta. Quando o seu agente lhe sugerir um preço médio de venda, pense sobre ele. Não pense para si mesmo: “Este preço é demasiado baixo. Afinal, os meus filhos cresceram aqui e cá ficaram muitas memórias”. Infelizmente a nostalgia não tem valor para quem procura uma casa para comprar e o preço que obtiver pela venda não desvaloriza as duas memórias.

Quando preparar uma casa para vender, certifique-se que lhe dá uma boa pintura e uma boa limpeza. Se um dos quartos for cor-de-rosa porque a sua filha costumava dormir nele, pinte-o. O mesmo acontece se o tema do golf estiver presente no seu escritório. É fácil de perceber. Os quartos devem ser pintados de cores neutras e estar limpos e arrumados.

Quando começar a tratar do exterior da casa, aplicam-se as mesmas regras. O velho baloiço em que os seus filhos brincaram à 25 anos atrás com certeza que lhe trará muitas recordações. Mas para um casal jovem que compre a casa não é nada mais do que um velho baloiço que terão e arrumar.

Vender uma casa na qual viveu muitos anos pode ser mito difícil. Se é esta a altura para a vender, terá de desligar as suas emoções e ver a venda como um negócio. Você terá sempre as memórias os bons tempos que lá passou com a usa família. Agora é tempo de pensar quanta alegria a casa trará à nova família que se mudar para lá.