Portugal Real Estate Homes

Agência Imobiliária Português

Comprar um Terreno para Construir a Sua Nova Casa

Comprar um Terreno para Construir a Sua Nova Casa

Se já pensou em construir a sua própria casa, sabe que terá de a colocar em algum lugar. É por isso que precisa de comprar uma parcela de terreno. Pode parecer algo muito simples e direto, mas terá de aprender algumas coisas sobre como comprar um terreno para construir a sua nova casa.

blue printsA primeira coisa que precisa de saber é em que tipo de solo está o terreno. O Agente imobiliário deverá ter essa informação, mas é importante que você também tenha. Para além disso, deverá tentar saber se o terreno se encontra numa área suscetível a inundações. Os próprios vendedores podem não ter essa informação e é importante para si saber a situação do terreno antes de o comprar.

Precisa de saber se o terreno é suficientemente seguro para que possa construir nele. O empreiteiro que vai trabalhar consigo na construção da casa deverá ser capaz de lhe responder a essa pergunta, mas se tiver informação sobre o solo ele poderá responder de forma mais sucinta.

Talvez queira também investigar se a terra tem ou não um bom Ph, no caso de querer ter algo como um jardim ou uma horta. O nível de Ph é muito fácil de ignorar e pode limitar-se pensar que aquela não é uma boa zona para cultivo, mas isso nem sempre corresponde à verdade.

Também poderá precisar de analisar o loteamento do terreno e este é um aspeto em que muitos corretores imobiliários se enganam. Dirija-se a uma repartição de finanças ou à autarquia local e peça para ver o loteamento da área ou o Plano Diretor Municipal. São mapas fáceis de entender e poderá perceber se aquela zona está destinada a empresas ou se é apenas uma área residencial. Isto fará toda a diferença quando vender o terreno. De uma forma geral, os terrenos para indústria e empresas valem mais do que os residenciais.

Será igualmente necessário olhar para o terreno para perceber se precisa de retirar ou de mudar a localização de árvores e isto pode demorar algum tempo e obrigar a gastar algum dinheiro. Poderá gostar da ideia de um terreno intocado, mas quando perceber a quantidade de raízes de que terá de tratar para poder construir a sua casa, poderá mudar de ideias.

Pense no espaço que terá quando a sua casa estiver construída. Ainda terá espaço para um quintal? Pense se a propriedade é suficientemente grande para si e para tudo o que pretende fazer lá no futuro.

Agora que sabe um pouco mais sobre a compra de um terreno para construir uma casa, deverá ser capaz de fazer essa compra de forma mais cuidadosa. Demore o tempo que for preciso e procure por um terreno que tenha uma boa vista antes de fazer a compra. Se tiver em atenção a informação que aqui lhe foi dada, dentro em breve terá um belo pedaço de terreno.