Portugal Real Estate Homes

Agência Imobiliária Português

Comprar a Minha Primeira Casa

Comprar a Minha Primeira Casa

Comprar uma casa é um desafio e uma recompensa. Comprei a minha primeira casa no mês passado e estou muito feliz, mas também muito preocupada. Afinal, é uma grande responsabilidade.

compra imovel portugal real estate homes compra casas imovelDesde que me lembro, sempre morei com outras pessoas.

Sei que pode parecer uma tontice que uma mulher que passou dos 30 nunca tenha morado sozinha, mas era essa a posição em que eu estava. No entanto, deparei-me com uma situação em que tinha de mudar de casa outra vez e pensei: porque não tens uma casa tua? E foi então que comecei à procura.

Eu sabia que teria alguma facilidade no crédito e tinha conseguido poupar algum dinheiro ao viver com outras pessoas. Também era suficientemente sortuda por ter um emprego estável. Acho que todos esses fatores me ajudaram quando chegou a altura de pensar realmente em comprar uma casa. Tinha visto muitos amigos a fazerem o mesmo e sabia que estava numa boa posição para também o fazer; estava grata por isso, mas ainda tinha muito trabalho pela frente.

A primeira coisa foi garantir um empréstimo, tal como me tinha sido sugerido várias vezes. Nem me preocupei em procurar casas até ir ao banco e garantir uma pré-aprovação para um empréstimo num determinado valor. Foi quando me comecei a sentir um pouco mais segura sobre aquilo que estava a fazer. E acho que isso também me poupou muito tempo, porque já tinha tido o trabalho de obter um empréstimo e não faria sentido procurar casas que não pudesse pagar.

Encontrei uma corretora imobiliária e ela ajudou-me imenso. Existiam tantas casas no mercado na zona que eu queria que, se não a tivesse por perto, ficaria sobrecarregada. Também tive muita sorte por conhecer suficientemente bem a zona, sabendo onde queria morar e as zonas que queria evitar. Fiz uma lista de coisas que a minha casa de sonho deveria ter e a agente imobiliária deu-me uma lista de casas para analisar.

Ver casas foi, de longe, a parte mais divertida de todo o processo. Estava tão entusiasmada por comprar uma casa que me imaginava a morar em todas as casas que via. Foi difícil escolher só uma e cheguei a ver algumas casas por duas vezes. Era um grande investimento e queria ter a certeza de que escolheria a casa certa para viver.

Finalmente vi a casa em que moro hoje e soube desde logo que tinha de ser minha. O processo de conclusão do negócio foi um pouco stressante, mas quando finalmente chegou o dia da escritura e assinei os papéis fiquei muito feliz. Ser proprietária de uma casa é fantástico.