Portugal Real Estate Homes

Agência Imobiliária Português

Como Por a Sua Casa em Forma para o Mercado

Como Por a Sua Casa em Forma para o Mercado

Se decidiu vender a sua casa terá de pensar em como obter o valor máximo com a venda. Terá de decidir se quer colocar a sua propriedade nas listagens de um agente imobiliário ou se quer vendê-la pelos seus próprios meios, evitando assim o pagamento de comissões. Deverá informar-se sobre os preços praticados na sua zona, sobre como preparar convenientemente a casa e em como deverá abordar a negociação do preço final. Este artigo vai dar-lhe algumas indicações sobre todos estes temas.Portugal Real Estate Investments Douro (29)

Já deve ter visto casas à venda com a indicação “trata o próprio”. Isto significa que o proprietário não está a recorrer a um agente para negociar em seu nome. O proprietário é responsável por todos os aspetos da venda e assume total responsabilidade legal pela mesma.

Quando recorre a um agente está a atribuir-lhe a responsabilidade, tendo como contrapartida o pagamento de uma comissão. A vantagem é que não terá de se preocupar com os detalhes. O seu agente tem muito mais experiência na comercialização da casa e em conseguir o melhor preço por ela. Assim, está a pagar pelo seu conhecimento especializado. Antes de contratar um agente, pense bem nos serviços que ele fornecerá. Veja o contrato e peça ao corretor para lhe explicar qualquer ponto que não perceba.

Para atribuir um preço adequado à sua casa deverá informar-se sobre o histórico de vendas recentes na vizinhança, informação que pode estar publicamente disponível. Tenha em conta o tamanho das casas e os equipamentos incluídos, o que o ajudará a ter uma ideia sobre o preço médio. Assim ficará com uma ideia sobre o valor que deve pedir pela sua casa. Não quer colocar um preço demasiado alto, já que isso pode desencorajar potenciais compradores, mas também não desejará vendê-la a um preço demasiado baixo.

Terá de preparar adequadamente a sua casa para ser visitada. Comece por empacotar a maioria dos seus objetos pessoais que não sejam frequentemente utilizados. Cada divisão deve estar o mais vazia possível, porque quererá que o comprador consiga imaginar-se lá com a família. Limpe cuidadosamente a casa e não deixe nenhum canto com pó. Imagine que cada divisão da sua casa é uma loja de móveis. Todas as divisões devem estar atrativas e convidativas.

Se tiver pequenas reparações para fazer, faça-as imediatamente. Ter algo partido poderá ser negativo na perspetiva do comprador e poderá ser arranjado por si sem gastar muito dinheiro. As pequenas reparações fazem uma grande diferença. Se a reparação custar muito dinheiro e acha que o investimento não compensa, então deixe como está, mas terá de indicar esse facto no seu contrato de venda.

Decida antecipadamente até onde está disposto a baixar o preço, já que isso vai ser discutido quando as negociações começarem. Muito provavelmente não conseguirá vender pelo preço pedido inicialmente, a não ser que o mercado esteja bastante favorável.

Tenha em conta estes pontos quando planear vender a sua casa. Usar boas estratégias ajudará a que consiga vender pelo melhor preço.